terça-feira, 3 de setembro de 2013

Arquivos Digitais

Em meio aos avanços tecnológicos em diversas áreas, o arquivo vem enfrentando uma série de atualizações, grandes empresas que disponibilizam um capital econômico estável dispõe de recursos tecnológicos para guarda e conservação dos arquivos. Um arquivo digital em meio a nossa era tecnológica é interessante pois envolve economia de espaço, evita certos desgastes e esforços de Pessoal. É claro que um arquivo digital requer um profissional que seja especialista em ciências da informação pois o trabalho de autenticação, criptografia (proteção dos arquivos) e organização será complicado para uma pessoa que não seja da área. 
"A sociedade evolui culturalmente através da transmissão do conhecimento e de sua apropriação pelo indivíduo receptor da informação, sendo que a apropriação gera um novo estado de conhecimento. Segundo Brookes (1980), a obtenção de uma nova informação, mais o conhecimento preexistente e seu processamento resultará em um novo estado de conhecimento, o qual permite a evolução de nossa sociedade, cultura e tecnologias".*
Os documentos digitais são gerados e incorporados aos sistemas informatizados tendo como ponto de vista seu uso primário e sua operacionalização, com pouca ou nenhuma preocupação em relação à sua gestão e preservação. Essa visão ou falta de visão, é um dos principais problemas relacionados à preservação digital, pois a incorporação não é acompanhada e definida pelos reais gestores da informação, os profissionais da área de documentação e os profissionais da Ciência da Informação, causando um grande problema nos modelos de gestão documental das instituições (INTERPARES PROJECT). No caso da maioria dos sistemas informatizados, os documentos são gerenciados pelos próprios administradores e informáticos, o que pode levar a perda de documentos digitais e conseqüente perda da informação, mediante os atuais modelos de gestão documental das instituições.


A preservação digital atualmente é um dos grandes desafios da Sociedade da Informação, pois com a utilização dos recursos tecnológicos e a necessidade da automação da informação, surgiu um novo tipo de documento, o documento digital, o qual ainda é uma incógnita em relação à sua preservação ao longo do tempo.*



Ter um arquivo físico tem suas vantagens, se você tem uma legislação, um plano de manutenção e vê-lo com importância certamente não haverá problemas quanto a preservação e conservação do mesmo. 
Se ainda vivemos um problema de preservação física de um arquivo que não requer muito esforço cognitivo, na era digital os problemas quanto a preservação se complicam pois com esses avanços de gerenciamento de softwares é sinal que muito ainda temos que aprender. E por enquanto fiquemos com o arquivo físico, soluções a frente virão e desafios serão lançados. 

 *(PRESERVAÇÃO DIGITAL: A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DOS DOCUMENTOS DIGITAIS NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DA CULTURA- 3 A preservação de documentos digitais e a cultura, página 77, Humberto Celeste Innarelli).



Nenhum comentário:

Postar um comentário