terça-feira, 3 de setembro de 2013

Fatores que influenciam negativamente nos Arquivos

Atualmente a maioria das empresas e instituições sejam públicas ou privadas não possuem um certo zelo por seu setor de Arquivos, tratam-os como segundo plano, esquecendo de que ali se encontra o "coração" da empresa.

Existem diversificadas políticas e normas que estabelecem critérios de armazenamento dos arquivos, vale lembrar que é importante um bom armazenamento do seu arquivo e estabelecer uma tabela de tempo para ele, assim a massa documental é enxugada e o ambiente também fica menos susceptível a bactérias e vírus prejudiciais a saúde. São agentes causadores..






Estrutura e deterioração de coleções em papel

 FÍSICOS


  • Luminosidade - a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos.
  • Temperatura - o papel se deteriora com o tempo mesmo que as condições de conservação sejam boas. O papel fica com sua cor original alterada e se torna frágil e isto se chama envelhecimento natural.
  • Umidade - o excesso de umidade estraga muito mais o papel que a deficiência de água.
QUÍMICOS


  • Acidez do Papel - Os papéis brasileiros apresentam um índice de acidez elevado (pH 5 em média) e portanto uma permanência duvidosa.Somemos ao elevado índice de acidez, o efeito das altas temperaturas predominante nos países tropicais e subtropicais e uma variação da umidade relativa, teremos um quadro bastante desfavorável na conservação de documentos em papel. 
  • Poluição Atmosférica - A celulose é atacada pelos ácidos, ainda que nas condições de conservação mais favoráveis. A poluição atmosférica é uma das principais causas da degradação química.
  • Tintas - a tinta é um dos compostos mais importantes na documentação. Foi e é usada para escrever em papéis, pergaminhos e materiais similares, desde que o homem sentiu necessidade de registrar  seu avanço técnico e cultural, e é ainda indispensável para a criação de registros e para atividades relacionadas aos interesses de vida diária.



AMBIENTAIS


  • Ventilação - é outro fator a considerar como elemento que favorece o desenvolvimento dos agentes biológicos, quando há pouca aeração.
  • Poeira - outro fator que pode favorecer o desenvolvimento dos agentes biológicos sobre os materiais gráficos, é a presença de pó.


 HUMANOS
  • O Homem, ao lado dos insetos e microrganismos é outro inimigo dos livros e documentos, embora devêssemos imaginar que ele seria ser o mais cuidadoso guardião dos mesmos.*



Caso tenha uma condição ineficaz de armazenamento e exposição, os fatores acima citados iram contribuir para perda de informações o que pode gerar transtornos futuros para desenvolvimento de atividades e busca por informações.

*http://www.conservacao-restauracao.com.br/o_que_e.htm
http://vsites.unb.br/cedoc/conservacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário