Programa ou Plano de Preservação Institucional
- Tem que ser abrangente: deve incluir todos os acervos da Instituição: para que se possa obter uma compreensão completa de prioridades em longo prazo. A integração permitirá o enlace de atividades da Preservação com outras atividades previstas do planejamento estratégico.
- Baseia-se nas necessidades colhidas num trabalho prévio de avaliação de estado de conservação das coleções.*
Levantamento
do estado de conservações das coleções
As avaliações das necessidades das obras do acervo
são essenciais à elaboração do Plano de Preservação e devem ser realizadas
antes que um plano seja esboçado e tem que ir de encontro com as necessidades
de uma Instituição e das ações requeridas para alcançar essas necessidades.
Procedimentos:
a) O levantamento do estado de conservação do
acervo deve avaliar as políticas e as condições de uma Instituição que afetam a
preservação de todas as coleções;
b) Deve se dirigir ao estado geral de todas as
coleções, às necessidades para melhorar o estado em que se encontram, e como
preservar as coleções em longo prazo;
c) Deve identificar necessidades específicas da
Preservação, recomendar ações para alcançar essas necessidades e priorizar as
ações recomendadas;*
*Política
de Preservação de Documentos Arquivísticos,Programa ou Plano de Preservação Institucional, Arquivo do Estado de São Paulo,Março
2011, Norma Cianflone Cassares(Conservadora/resturadora de acervos
bibliográficos).
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